Cafeína No Emagrecimento e Benefícios:

É um composto encontrado em folhas e sementes de algumas plantas. Alguns atletas utilizam diversos produtos com cafeína na composição, como é o caso dos termogênicos.

Função Cafeína:

Tem em sua ação a ajuda no funcionamento do sistema nervoso. Agindo também no metabolismo, aumentando o foco e a concentração, até mesmo o aprendizado.

Para emagrecimento e atletas serve principalmente para reduzir o cansaço e gasto de energia.

Efeitos Cafeína:

Em doses baixas pode até mesmo proteger o fígado. Entre 3 a 6 mg/ peso corporal, pode até aumentar a produção de força e potência nos treinos.

Pesquisas apontam que o consumo da cafeína causa uma redução dos processos de cristalização do colesterol, diminuindo os cálculos na bile.

Logo, a ideia de que faz mal para o fígado, não procede.

Mas vale lembrar que isso somente acontece com o uso em níveis regulados do suplementos, consumindo inadequadamente, em excesso faz com que tenha diversos problemas como a gastrite.

Quantidade adequada de Cafeína:

A quantidade de consumo é diferente para cada pessoa, apesar dos médicos considerem até 400mg é a quantidade correta.

Parece bastante, mas pessoas que ingerem por meio de chás, café ou refrigerantes chegam a consumir ainda mais.

O acompanhamento profissional é necessário, visto que as quantidades variam de acordo com peso, idade, treino e até dieta.

Benefícios da Cafeína:

Aumenta o metabolismo:

Estimula o sistema nervoso, já que é uma das substâncias termogênicas, já que causa aumento na atividade do cérebro, estimulando o metabolismo, o sistema circulatório e músculos.

Ajuda queimando gordura:

Ela retira moléculas de gordura e as coloca na rede sanguínea, sendo usadas como fonte de energia, ao invés de virar somente gordura.

Aumenta a energia:

Tomando de maneira adequada ajuda a aumentar a atenção, diminui o cansaço e ajuda até no desempenho durante os treinos, sendo importante para aqueles que buscam um treino mais longo e melhor.

Efeitos Colaterais da Cafeína:

Pode afetar o sono, deixando a pessoa agitada. Causa mudança no humor, possíveis problemas cardíacos, certo tipo de dependência, irritação, etc, mas isso somente caso não seja utilizado com cautela e acompanhamento médico.

Afinal, a cafeína faz mal?

Assim como outros suplementos, o consumo de cafeína está relacionado às dosagens, ajudando na saúde mas podem causar alguns efeitos colaterais.

Logo em quantidade dosada, não traz riscos a saúde e pode ser consumida sem problemas, já em doses altas, podem trazer complicações.