É um suplemento no formato de sachê utilizado para fornecer energia durante o exercício e ajuda a promover a recuperação.

Composição

Composto formado por um ou mais tipos de açúcares (carboidratos), como maltodextrina, dextrose e frutose. Possuem alto índice glicêmico e fornecem combustível rapidamente para o corpo. Geralmente, o suplemento em sachê tem cerca de 20 g de carboidrato e possui diversos sabores.

Para que serve

O gel de carboidrato ajudar a repor o glicogênio e calorias que você está queimando em treinos fortes e longos. O consumo de carboidratos de rápida absorção durante a corrida fornece glicose e permite a continuidade da atividade, retardando a fadiga.

Benefícios

Oferece uma combinação de diversos níveis e fontes de energia, como carboidratos de baixa e alta absorção, que são absorvidos pelo organismo em momentos diferentes, garantindo a produção completa de energia. Desta forma, a principal vantagem de seu consumo é a obtenção e a recuperação de energia, o que contribui tanto no desempenho quanto nos resultados dos treinos.

Possuem

Cafeína e taurina:

Efeito estimulante e aumentam a disposição para correr.

BCAA:

Evita a perda de massa muscular durante exercícios longos, ajuda a retardar a fadiga e é fundamental no processo de recuperação pós-treino.

Eletrólitos (sódio, potássio):

Essas substâncias são perdidas no suor e têm papel fundamental no equilíbrio hídrico do corpo.

Vitaminas C e E:

Têm propriedades antioxidantes e combatem os radicais livres produzidos durante a corrida (que podem causar fadiga e envelhecimento precoce).

Quando usar

Um estoque de carboidrato no organismo que dura cerca de 60 minutos. Por isso que, na maioria das vezes, se o exercício tiver duração superior a isso, devemos repor com cerca de 30-60 g de carboidratos para cada hora adicional

A sugestão de alguns nutricionistas é tomar o seu primeiro gel em por volta de 45 a 60 minutos, dependendo de quão bem você reage ao gel no treino.

Exemplo:

Exercícios/Competições de até 1 hora: Apenas água

Duração de 1h30min: 1 Sachê de Gel a cada 45 minutos

Duração de 2 horas: 1 Sachê a cada 30 minutos (a partir dos 40 minutos)

Duração de 3 horas: 1 Sachê a cada 25 minutos (a partir dos 40 minutos)

Duração de 4 horas: 1 Sachê a cada 20minutos (a partir dos 40 minutos)

Como tomar

Sempre tome o gel de carboidrato com água, nunca sozinho e nunca com uma bebida esportiva. Sem água, o gel de carboidrato levará mais tempo para digerir e entrar na corrente sanguínea.

Se você tomar um gel de carboidrato com uma bebida esportiva, você corre o risco de ingerir muito açúcar simples ao mesmo tempo.

Indicação

Antes de usar é indicado consultar médico ou nutricionista, que podem avaliar as necessidades específicas de cada pessoa e recomendar o produto adequado para suas necessidades.