É indispensável na dieta de quem deseja aumentar o metabolismo, ter mais energia para treinar e, de quebra, prevenir uma série de doenças, como hipertensão e alguns tipos de câncer.

O chá verde divide opiniões quanto ao seu sabor: há aqueles que adoram, e aqueles que odeiam.

Portanto, para aqueles que não suportam o sabor do chá verde, ou mesmo para aqueles que não têm o tempo de preparar o chá, o  chá verde em cápsulas parece uma ótima opção.


É feito a partir das folhas e brotos mais jovens da planta, assim que as flores aparecem. Isso faz com que ele mantenha uma quantidade bem concentrada de várias substâncias benéficas. 

Benefícios:

Emagrecimento

É especialmente rico em catequinas, já que é feito a partir de folhas frescas. A principal presente no chá é a epigalocatequina galato (EGCG), que ajuda a controlar o peso.

É antioxidante

Também é antioxidante. Chegando a ser mais potente do que as vitaminas C e E, que são apontadas como algumas das mais antioxidantes em uma dieta equilibrada.

Destroi o colesterol ruim

O colesterol LDL (Low Density Lipoprotein, ou Proteína de Baixa Densidade), popularmente conhecido como “colesterol ruim” torna-se perigoso quando se fixa na parede dos vasos sanguíneos. A catequina EGCG, a mais abundante do chá verde, é capaz de impedir esse processo.

Ajuda na concentração

O chá verde possui cafeína, o efeito estimulante é ótimo para dar aquela impulsionada no treino.

Ajuda na diabetes

A ECGC a principal substância responsável por isso. É que ela reduz a morte dos podócitos, células que controlam a passagem de proteínas do sangue para a urina.

Combate infecções

É capaz de se ligar às hemaglutininas no vírus da gripe, além de modificar sua membrana, impedindo-o de se aproximar de outras células.

Possui vitaminas

Além dos flavonoides, o Chá Verde dá uma injeção de vitaminas do complexo B, K, C e sais minerais no corpo. Também tem minerais como cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro.  

Diminui a fadiga

A interação deles com a membrana celular desencadeia lesões nas fibras musculares. Os antioxidantes presentes no chá verde amenizam esse fenômeno.

Como tomar:

Convém que leia a bula antes de tomar o produto, mas, a sugestão é ingerir 3 cápsulas de chá-verde por dia.

Qual o melhor horário:

Consuma 20 minutos antes ou após as refeições. Caso o intervalo seja menor, pode haver interferência e prejuízo na absorção de alguns nutrientes.

Restrições:

Ela é contraindicada para quem sofre de hipertensão, assim como para gestantes e crianças.

Se você tem gastrite, é bom maneirar na dose. Pode comprometer tratamentos com remédios para ansiedade, pressão arterial alta e alguns antibióticos.

Efeitos Colaterais:

A superdosagem pode causar insônia e agitação, além de palpitações. Tirando a possibilidade de superdosagem, o chá verde em não deve apresentar quaisquer tipos de efeitos colaterais.