É um composto que está presente em praticamente todas as células do organismo que participam do processo de produção de ATP, esse é responsável pelo armazenamento de energia.

Para que serve:

Pode retardar os efeitos dos radicais livres e ainda favorecer o equilíbrio dos batimentos cardíacos. É utilizada como suplemento alimentar e pode ser chamado também de CoQ10, muito utilizada para fornecimento de energia e recuperação muscular, o que é um dos principais benefícios para praticantes de esportes.

Benefícios:

Auxilia na regeneração de vitamina C e E, e também é utilizado para auxiliar na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson, pois oferece proteção às mitocôndrias.

Insuficiência cardíaca

A produção não é tão satisfatória para pessoas de 30 anos ou mais; é indicado acompanhamento de algum médico para reconhecer se há a necessidade de uma suplementação ou não. Pode contribuir positivamente para manter os batimentos cardíacos em frequência benéfica. Pode oferecer mais segurança ao seu sistema cardiovascular.

Colesterol

Pode contribuir para a redução das taxas de colesterol ruim, o LDL.

Câncer

Alguns estudos levantaram indícios de que pessoas com cancros na mama, no pulmão, pâncreas, rim, cólon, linfoma e mieloma múltiplo possuíam quantidades inferiores de coenzima q10 (CoQ10) na corrente sanguínea.

Pode regular os níveis de doxorrubicina, que age como antitumor.

Sistema imunológico

A capacidade do nosso corpo de se proteger pode ser beneficiada, pois contribui com ação antioxidante, reduz a possibilidade de envelhecimento das células ao ajudar a neutralização das moléculas prejudiciais dando uma proteção mais segura o sistema imunológico.

Fonte energética

Com o consumo regular você pode contar com uma melhora no seu condicionamento físico devido à ação como catalisador, proporciona melhor vasodilatação.

Pode agir diretamente na energia celular, e se tornar uma das fontes principais de energia. É notável a melhora no rendimento das atividades, e benefícios também na taxa metabólica, estende os indícios a uma queima de calorias mais eficiente e muito benéfica para aqueles que desejam controlar o seu peso.

Fadiga muscular

É eficiente nesse quesito também. Pode ser ingerida após os treinos de alta intensidade, sendo utilizada como apoio para a melhor recuperação muscular de praticantes de esportes.

Antioxidante

Pode beneficiar não só o funcionamento de seu organismo, mas a beleza de sua pele e cabelos. Pode favorecer à redução das marcas de expressão, rugas e até flacidez, além de oferecer efeito anti-inflamatório.

Como tomar:

Cada fabricante oferece uma recomendação para dosagens de consumo, mas é indispensável que você busque uma orientação médica para consumo desse suplemento.

Contraindicações:

Se você possui insuficiência cardíaca ou qualquer desequilíbrio de frequência de batimentos, é fundamental que busque uma avaliação médica antes de iniciar o consumo de coenzima q10.

Efeitos Colaterais:

Pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea e ainda ocasionar desconfortos abdominais e dores no estômago. Diabéticos devem buscar uma avaliação médica antes de iniciar o consumo do suplemento.
Tomar mais que 100 mg de Coenzima q10 por dia pode ocasionar insônia leve. Dosagens excessivas, como 300 mg por dia e por um longo período, podem resultar em níveis elevados de enzimas no fígado e toxidade hepática.