O colágeno é uma substância naturalmente produzida pelo organismo humano, e é responsável por manter a pele firme, os cabelos sedosos e até as articulações com saúde.

Principalmente depois de alcançar os 30 anos de idade, se torna natural a perda da produção de colágeno, causando o aparecimento das rugas e enfraquecimento das unhas, cabelos etc.

Por esse motivo, o suplemento veio ganhando popularidade, já que está cada vez mais indicado pelos médicos e nutricionistas.

O que é Colágeno Hidrolisado

Ele é classificado como um suplemento alimentar, que auxilia na produção da substância no organismo, aumentando o índice.

A diferença do colágeno in natura e o hidrolisado é que o hidrolisado passa por hidrólise, quando as moléculas se quebram e ficam menores, para melhor absorção e otimização dos resultados.

Benefícios

Fortalece os ossos e cartilagens:

Para quem treina, o colágeno é excelente, pois fortalece e protege os ossos e cartilagens, aumentando a força, ajudando nos treinos.

Melhora a pele:

Utilizando o colágeno hidrolisado, sua pele passa por transformações.

As fibras de sustentação se perdem durante o tempo, e até o sol ajuda a se perderem. Com o uso do produto, pode-se reverter isso, dando aspecto mais jovem, força e resistência à pele.

Emagrece:

Ajuda ao emagrecimento, já que ao incluir na sua dieta, o estômago se preenche rapidamente e demora a sentir fome novamente. Ingerir menos calorias e comer somente quando o corpo precisa ser alimentado, fica mais fácil perder peso e reduzir a flacidez.

Fortalece as unhas e o cabelo:

Utilizando o colágeno, junto a minerais, cálcio, vitaminas, aminoácidos e afins, o cabelo e as unhas se transformam.

Utilizando sozinho, talvez não cause diferenças tão grandes pois outro nutriente importante é a queratina.

O que pode prejudicar

É necessário evitar alguns hábitos e alimentos para que não prejudique os efeitos do uso do colágeno, são eles:

Açúcar e carboidratos refinados:

O açúcar interfere a capacidade do colágeno de se reparar. O certo é diminuir o consumo.

Exposição muito grande ao sol:

A radiação que o sol emite, a ultravioleta, pode reduzir a produção do colágeno. Logo, deve-se evitar.

Fumar:

O fumo reduz a produção do Colágeno, prejudicando a cicatrização e levando a rugas.

Quem pode usar?

Antes dos 30 anos, não existe tanta necessidade, a não ser que você treine, visto que seu corpo ainda produz colágeno suficiente.

Após essa idade é recomendado que suplemente esse nutriente,já que é perdido no organismo, e nessa idade também nessa idade começa a aparecer algum problema ou transtorno ósseo.

Caso você deseje perder peso ou treinar melhor, utilize independente da idade.

É recomendado que o ingerir de 5 a 10 gramas por dia, porém pode mudar de acordo com sexo, idade e etc.

Utilizar junto a uma dieta equilibrada é o segredo, assim como se hidratar e fizer exercícios físicos, proporcionando resultados melhores.

Apesar disso, é necessária a consulta com um nutricionista ou outro profissional da saúde que o acompanhe e recomende o melhor uso.

Vale a pena consumir?

É fundamental que saiba verificar se a suplementação é necessária. Primeiramente, verificar se realmente existe um déficit de colágeno.

Como dito acima, deve ser indicada através de médicos especializados e acompanhamento.