Como tomar L-Carnitina para emagrecer?

Consumir 3 a 4 cápsulas, ou um dosador 30 min antes dos treinos.

Indicações e Benefícios dos Aminoácidos L-Carnitina:

São suplementos alimentares indicados para fornecer energia e ajudar a metabolizar as gorduras corporais como fonte de energia (emagrecimento) nos esportes, principalmente na musculação.

A carnitina é uma amina produzida pelo nosso próprio organismo (fígado, rins e cérebro) a partir de dois aminoácidos essenciais (que precisamos ingerir), lisina e metionina. Para ser sintetizada, a carnitina, há a necessidade de Vitamina C, Ferro, Vitamina B6 e B3.

É possível também obter L-carnitina a partir do consumo de determinados alimentos, como a carne vermelha, o abacate e os grãos de soja.

A principal função da carnitina é no maquinário de produção de energia pela célula, no qual age transferindo “gorduras” (ácidos graxos) para a mitocôndria (chamada de usina de força da célula) o que leva a sua “queima” e formação de energia.

Quantidade recomendada de L-carnitina

Atualmente não há recomendação estabelecida para a suplementação de L-carnitina. Entretanto, em geral, orienta-se para adultos inicialmente a posologia de 1.000 mg de L- carnitina diariamente, sendo que a dose pode ser ajustada de acordo com a tolerância gradualmente a até 3.000 mg.

Combinações de suplementos com L-Carnitina

As pesquisas sugerem que a suplementação da L-carnitina por si só não é capaz de proporcionar os benefícios mencionados acima. Por este motivo, recomenda-se a associação da L- carnitina com alimentos ou suplementos fontes de carboidratos que poderiam estimular a secreção do hormônio insulina e a captação muscular adequada de L-carnitina.

Além disso, pode ser de especial interesse no processo de redução de gordura corporal em atletas e praticantes regulares de exercícios físicos, a associação da L-carnitina com substâncias de ação termogênica, ou seja, que possuem a capacidade de promover o gasto energético através do aumento da produção de calor. Exemplos de termogênicos são: chá verde, laranja-amarga, erva-mate, entre outros. Esses termogênicos podem ter efeito sinérgico e potencializar a ação da L-carnitina.