A vitamina C está indicada para a prevenção e tratamento da deficiência desta vitamina, que tem inúmeros benefícios e está disponível em lojas de suplementos com os nomes comerciais de várias marcas, como Max Titanium, Probiótica, Integralmedica, por exemplo, com preços com melhores custos x benefícios dos vendidos nas farmácias.

Alguns suplementos, acrescentam minerais junto a vitamina C, como o zinco, vitamina D ou equinácea, por exemplo, que também melhoram  o fortalecimento do sistema imune no organismo.

Quais os benefícios da Vitamina C

A vitamina C funciona como uma importante vitamina antioxidante, que participa em várias reações metabólicas no organismo, como o metabolismo de ácido fólico, fenilalanina, tirosina, ferro, histamina, metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e carnitina.

Esta vitamina é também muito importante na síntese de colágeno, razão pela qual está muitas vezes presente nos suplementos de colágeno. O colágeno é essencial para a manutenção da pele, mucosas, ossos, dentes e preservação da integridade dos vasos sanguíneos.

Além disso, desempenha também um papel fundamental no funcionamento do sistema imune, já que contribui para a proteção das células contra a ação dos radicais livres, bem como de espécies reativas de oxigênio, que são gerados pela resposta inflamatória. A vitamina C também é necessária para o bom funcionamento dos glóbulos brancos, sua movimentação, eliminação de vírus e bactérias e cicatrização de feridas.

Para que serve a Vitamina C

Por todos os benefícios que apresenta, a vitamina C efervescente é indicada como suplemento vitamínico nas seguintes situações:

  • Reforço do sistema imune, em casos de gripes e resfriados, e outras doenças;
  • Antioxidante (evita o envelhecimento e proteje as células);
  • Cicatrizante (melhora a velocidade da cicatrização);
  • Auxiliar nas doenças crônicas;
  • Dietas restritivas e inadequadas (em dietas, suplementa de forma adequada);

Como tomar Vitamina C

Geralmente, a vitamina C efervescente está disponível em diferentes doses, podendo estar associada a outras substâncias, como o zinco ou vitamina D e a posologia deve ser determinada pelo médico mediante a necessidade, história clínica da pessoa e idade. Existem ainda formulações de vitamina C que podem ser dadas a crianças e a grávidas, que têm dosagens mais baixas.

A posologia da Vitamina C efervescente em adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido efervescente, que equivale a 1g de vitamina C por dia, diluído num copo de água com cerca de 200 mL, em qualquer horário. No entanto, antes de fazer este tratamento, deve-se falar primeiro com o médico.

Quem não deve utilizar Vitamina C

A vitamina C não deve ser utilizada em pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes do medicamento, pessoas com história de pedra nos rins por oxalato ou com eliminação de oxalato na urina, pessoas com insuficiência renal grave ou falência renal, com hemocromatose ou menores de 12 anos.

Além disso, também não deve ser usado em grávidas ou mulheres amamentando, a não ser que seja indicado pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais com a Vitamina C

Embora seja raro, podem ocorrer alguns efeitos colaterais como diarreia, náuseas, vômitos e dores gastrintestinais e abdominais e reações alérgicas. Mas são raros os casos de efeitos colaterais, se consumidos nas doses sugeridas.

Vitamina C na musculação

Esta vitamina é muito utilizada pelos atletas de musculação de nível avançado, pelo fato que esta vitamina em específico regula e assegura que os níveis de cortisois em baixa, consequentemente os mesmos obtem mais massa muscular e melhor definição (redução da gordura corporal).

Esses atletas consomem até 3 g de vitamina c diariamente, principalmente em épocas de campeonatos.

Podem acrescentar outras vitaminas, conforme dieta ou restrição calórica.

Quais alimentos tem Vitamina C

Os alimentos fonte de vitamina C são as frutas cítricas  como acerola, laranja, abacaxi, caju, goiaba, manga, maracujá, limão. Também é encontrada em  frutas vermelhas, pimentões verdes e vermelhos, tomate, brócolis e vegetais folhosos, como o espinafre. É mais interessante consumir as frutas in natura, ao invés de sucos. 

É fácil atingir a recomendação de vitamina C diária, contanto que você consuma um alimento que é fonte diariamente. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45 mg/dia são suficientes para adultos saudáveis – isso equivale a meia laranja, por exemplo.