Como Tomar Whey Protein Isolado? Após os treinos?

O Whey Protein Isolado, diferente de outros tipos oferece cerca de 90 a 98% de proteína pura de elevado valor biológico, facilmente absorvida pelo organismo e melhor aproveitada pelos músculos e chega a ter 0% ou praticamente nenhum carboidrato, lactose ou gordura.

É a proteína do soro do leite, que pode ser encontrado em diversas formas – uma delas, a isolada, quando a substância passa por um procedimento de remoção da gordura e da lactose.

Contribui diretamente para o crescimento celular, isso inclui o desenvolvimento da massa muscular, a renovação das células do organismo e o aprimoramento dos processos de cicatrização.

Benefícios do Whey Protein Isolado:

Auxilia na perda de peso já que As proteínas são nutrientes que conseguem oferecer maior saciedade quando comparadas aos carboidratos e às gorduras. Além de fornecer maior sensação de saciedade, consegue gastar mais energia do que os outros nutrientes.

Sarcopenia, situação onde ocorre a perda de massa muscular, chegando até mesmo a ocorrer a atrofia muscular. Pode ser uma ótima solução para esse problema, proporcionando melhor qualidade de vida.

Pós-operatório, pois as proteínas conseguem construir tecido orgânico, massa muscular. Portanto, é uma boa opção para suplementar a alimentação de que acabou de passar por uma cirurgia.

Definição e ganho de massa muscular, já que as proteínas auxiliam muito quem busca a hipertrofia.

Whey Protein Isolado também ajuda a reduzir as taxas de gordura corporal.

Ausência de lactose, principalmente àqueles que possuem intolerância à lactose, é uma ótima maneira de usar a suplementação proteica sem sentir os efeitos indesejáveis que a lactose provoca no intestino.

Dicas de Como Tomar Whey Protein Isolado:

Para aumentar a massa muscular: Consuma após o treino.

Para evitar o catabolismo: Ao acordar, devido o tempo que ficou sem se alimentar.

Para perda de peso: Utilizar como substituto de refeições, aumentando a saciedade e ajudando na perda de peso.

A dosagem do suplemento a ser consumida varia de pessoa para pessoa e vai depender de aspectos individuais relacionados à composição corporal, ao treino praticado, à rotina alimentar e ao objetivo almejado. Por isso é muito importante passar por consulta prévia com um especialista em nutrição.

A base de cálculo comumente aplicada – mas não regra, como acabamos de ver! – é de 1,2g de proteínas para cada quilo de peso corporal. Essa quantidade pode ser maior, como também pode ser menor, conforme cada caso. Além disso, é comum constar nos rótulos dos produtos valores de referência que se adequam à formulação. Por isso reforçamos a importância de comprar apenas suplementos fabricados por marcas confiáveis.

Assim, se uma pessoa pesa 70 kg, por exemplo, o cálculo a ser feito é multiplicar 70 por 1,2 (70 x 1,2), que resulta em 84 gramas diárias que podem ser consumidas em uma única dose ou, então, ser divididas em porções ao longo do dia. O fracionamento, ou não, vai depender da meta e dos resultados que são esperados com o uso do suplemento, bem como quanto de proteínas já é consumido por via alimentar ao longo do dia.

Esses mesmos fatores são decisivos para acertar o momento mais indicado para consumo do Whey Protein Isolado. E, novamente, isso comprova o quão fundamental é contar com orientação profissional. Geralmente, a prioridade é tomar após os treinos e tentar não consumir o shake de WPI minutos antes de outras refeições, para não aumentar a ingestão de calorias de modo desnecessário.

Independente do objetivo, consulte um nutricionista ou médico de sua preferência.