L-Carnitina Para Emagrecer e Perder Peso

A L-carnitina é uma substância natural, produzida em pequenas quantidades pelo fígado e rins, e armazenada nos músculos. É na verdade um composto semelhante a um aminoácido e a uma vitamina.

Uma das principais funções é participar do metabolismo das gorduras, transportando os ácidos graxos para as mitocôndrias, as estruturas celulares responsáveis pela produção de energia. Por gerar mais energia para os músculos através das células de gordura, ela impulsiona o desempenho físico.

Os benefícios da L-Carnitina:

Melhora a atividade mental

Atua no desenvolvimento das faculdades mentais, retardando o envelhecimento das células do cérebro, promovendo a melhora da memoria e capacidade de concentração e aprendizagem.

Ganho de Massa Magra

Pode atuar na hipertrofia muscular. Porque a substância aumenta a força e a resistência muscular, permitindo que você consiga levantar cargas maiores e prolongar as séries

Bom funcionamento do figado

Reduz problemas do fígado com muita gordura, aumentando síntese proteica, melhorando o funcionamento hepático. 

Previne a perda óssea

Pode ajudar a reduzir a perda de massa óssea, uma vez que aumenta os níveis de osteocalcina, uma proteína secretada pelos osteoblastos (células ósseas) que atua na mineralização da matriz óssea.

Outros benefícios da L-Carnitina:

  • Resistência cardiovascular, o corpo aprende a queimar gordura e por isso terá uma fonte quase inesgotável de energia;
  • Ação antioxidante;
  • Ação desintoxicante (elimina as toxinas do organismo);
  • Proteção para o sistema imunológico;
  • Prevenção contra o envelhecimento precoce;

Como emagrecer com L-Carnitina:

Apesar de ser uma proteína não essencial, sem a suplementação não ocorre a queima de gordura já que é necessária muita carnitina para oxidar o tecido adiposo.

Quando não há uma quantidade suficiente dessa substância, as células de gordura não conseguem entrar nas mitocôndrias e acabam retornando para o organismo na forma de triglicerídeos, aumentando a pressão sanguínea.

Como tomar L-Carnitina:

Uma sugestão é consumir 1- 2 gramas de L-Carnitina com (pelo menos) 40 gramas de carboidratos e 20-30 gramas de proteína magra logo após o treino, ou durante uma refeição rica em carboidratos antes dos exercícios.

Como necessita da presença da insulina para poder ser absorvida pelas células, a indicação atual é sempre consumir o suplemento com uma fonte de carboidrato de rápida absorção.

Efeitos Colaterais L-Carnitina:

Até o momento não existem, no entanto, estudos científicos que demonstrem efeitos colaterais do uso de quantidades normais de L-carnitina.

Mas caso ocorra a superdosagem, incluem náuseas, diarreia, cólica abdominal e vômito. Os efeitos colaterais menos frequentes incluem convulsões e fraqueza muscular em indivíduos com propensão a ambas condições.