A maca peruana, também conhecida pelo seu nome cientifico (Lepidium meyenil), nada mais é do que um vegetal do tipo crucífero natural das regiões andinas do Peru. Fora do seu ambiente natural, ela é mais consumida na forma de cápsulas ou em pó. Graças aos seus muitos nutrientes, essa planta também é muito utilizada para fins medicinais.

Composição

Rica em sais minerais é nas vitaminas B1, B2, C e E com ômegas 3 a 9. Irá encontrar também zinco, fósforo e selênio entre suas propriedades. Além disso, é fonte de fibras, carboidratos complexos e aminoácidos.

Benefícios

É Afrodisíaco:

Sempre foi utilizada como uma substância que aumenta o desejo sexual, pois acredita-se que aumenta a quantidade de sêmen e mobilidade espermática.

Reduz os níveis de estresse, cansaço e ansiedade.

Ajuda na perda de peso e emagrecimento:

Apesar de não fazer nada sozinho, sem exercícios e uma boa dieta. A Maca é rica em carboidratos e proteínas. Aumenta a saciedade e então você come menos, evitando o pico de insulina.

Previne à diabetes:

Graças ao número alto de fibras, a velocidade de absorção da glicose é reduzida pelo organismo.

Liberando grandes quantidades de insulina, é criado resistência à entrada nas células, circulando na corrente sanguínea.

Ajuda o sistema cardiovascular:

Com o Ômega 3 presente na Maca Peruana, tem efeito cardiovascular, auxiliando na redução da pressão arterial e até reduz o colesterol ruim, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de ateroma, que são responsáveis por causar infartos e AVCs.

Auxilia no tratamento da anemia:

A Maca apresenta ferro, que se está em falta, pode ocorrer a anemia, já em equilíbrio é necessário para os homens, consumir de 8 a 11mg diariamente, já para mulheres, de 15 a 18mg.

Fortalece o sistema imunológico:

Como é um tipo de alimentos adaptógenos, ajuda o organismo a se adaptar aos ambientes e suas condições, força e resistência muscular.

Ajuda os ossos:

Ao passar da idade, a osteoporose se torna uma grande vilã principalmente nas mulheres após a menopausa, por causa da falta de hormônios que podem deixar os ossos desprotegidos.

A dose recomendada é de 1000mg diariamente, pois fornece 150mg de cálcio. Sendo até mais do que o leite, que nessa quantidade, só proporciona 100mg.

Alivia os sintomas da menopausa:

A Maca Peruana consegue contar as ondas de calor, não produzindo os efeitos que outros medicamentos oferecem. As propriedades proporcionam a redução da fadiga, aumento da libido e formação de barreira contra a desidratação.

Como tomar

É possível tomar de diversas maneiras, dependendo do seu objetivo. Os rótulos apresentam quais necessidades e quantidades, geralmente entre 500mg e 1000mg.

A grande maioria é indicada para disfunções sexuais, mas se deseja utilizar para perder peso, é recomendado que procure um médico ou nutricionista.

Efeitos Colaterais

Estão relacionados a alta quantidade de iodo presente na maca peruana. Pessoas com distúrbios na tireoide pode ter ser quadro agravado se tomar a substância sem um acompanhamento profissional.

Contraindicações

Mesmo sendo natural, pode apresentar algumas contraindicações. É ideal que comece a consumir em doses pequenas e vá aumentando.

Indivíduos que tenha doenças crônicas, hepáticas, renais e alergias frequentes só devem ingerir o tubérculo com orientação médica.