A Maltodextrina é um carboidrato complexo, apesar de ser absorvida de maneira lenta e gradativa, isso se dá, pois favorece energia durante muito tempo na atividade física. Com essa energia, a Maltodextrina se torna um tipo de combustível, auxiliando você a desempenhar melhor suas funções.

Benefícios da Maltodextrina:

O suplemento ajuda na absorção de aminoácidos, reduz a fadiga, fornece energia para o seu treino.

Tomando durante o treino pode fazer com que tenha a capacidade de prolongá-lo.  Assim como auxilia a recuperação dos estoques de energia.

A Maltodextrina é muito boa para quem pratica exercícios aeróbicos, pois como é um carboidrato de fácil absorção, seu consumo fornecerá energia durante os treinos.

Para as pessoas que fazem musculação, o suplemento auxilia ganhando massa magra já que repõe o glicogênio muscular, sendo a fonte de energia, evitando usar a proteína como fonte de energia. Ajuda na entrada de proteína, reparando os músculos que se lesionaram durante os exercícios, aumentando o tamanho e a força.

Como tomar Maltodextrina:

Só pode ser utilizada nos dias de treino ou exercício, para que a dosagem de carboidratos não seja muito grande. É recomendado que quem pratica atividade aeróbica se consuma antes e durante o treino. Já quem pratica musculação, pode consumir logo depois do treino.

A Maltodextrina pode ser encontrada tanto em gel, quanto em pó. O gel pode ser mais fácil para levar para os lugares e consumir, enquanto em pó o efeito é o mesmo, mas é necessário misturar com água, existindo em diversos sabores.

É necessário que entre em contato com algum profissional adequado e de sua confiança para que ele avalie e defina o valor a ser ingerido.

Em média é recomendado que consuma de 1 a 3 colheres em 250ml de água.

Excessos e Restrições:

O consumo excessivo pode causar diversos problemas, como o aumento da produção de insulina, sendo perigoso aos diabéticos, pois facilita a hiperglicemia. O risco de diarréias, náuseas e vômitos também existe.

Pode levar até mesmo ao ganho de peso, pois o excesso acaba não sendo utilizado pelo organismo.

É necessário sempre uma orientação e um profissional.

Combinações:

Procure utilizar a Maltodextrina acompanhado com proteínas, como Whey Protein, Albumina, entre outros, no pós-treino.

Maltodextrina engorda?

Como dito anteriormente, consumindo uma quantidade maior do que recomendado, o corpo não utilizará e você ganhará peso.

A diferença entre Maltodextrina e Dextrose:

A dextrose também é à base de carboidratos, mas possui a absorção ainda mais rápida que a Maltodextrina.

Isso ocorre porque enquanto a dextrose é absorvida pelo intestino e então vai para a circulação, e a Maltodextrina passa pelo fígado primeiro, deixando a absorção mais lenta.

Ambos são ótimas fontes de energia, mas na dextrose chega rapidamente nas células, pois a digestão é praticamente imediata.

Mas tendo essa absorção mais lenta, a maltodextrina se torna uma fonte de energia gradativa e não concentrada. Pois a dextrose fornece muita energia em pouco tempo, enquanto a maltodextrina dá a mesma quantidade, mas em maior tempo.