Muitos ainda têm duvidas a respeito da ação dos suplementos alimentares no organismo, se causam algum malefício, quando são indicados.

Este texto trás uma explicação simples da indicação de tais suplementos e seus benefícios.

É importante lembrar que suplementos e anabolizantes não são a mesma coisa.

Os suplementos irão suprir alguma necessidade de nutrientes, enquanto os anabolizantes são substancias sintéticas que irão aumentar a produção de testosterona e podem trazer sérios riscos a saúde.

Há vários tipos de suplementos alimentares: termogênicos, proteínas (Whey Protein), aminoácidos, hipercalóricos, entre outros.

A indicação desses suplementos variam em cada caso, é levado em conta o condicionamento físico, problemas de saúde e o efeito desejado.

Cada um desses suplementos é indicado para diferentes finalidades. As Proteínas, por exemplo, ajudam no crescimento muscular. Normalmente é indicado a atletas que desejam complementar sua alimentação, tornando-a mais rica em proteínas e fazendo com que o ganho de massa magra seja potencializado.

Já os Hipercalóricos são recomendados para pessoas que estão iniciando seus treinos e estão abaixo do peso ideal, e também para atletas que acabam gastando muitas calorias durante os treinos e exercícios físicos e necessitam de um suporte maior de calorias. Agem também como fonte de energia.

Indicação dos Suplementos:

Para quem quer perder peso a indicação mais comum é do uso de termogênicos.

Os termogênicos irão aumentar o calor corporal afim de transformar a gordura em energia durante as atividades físicas. Além disso os termogênicos podem proporcionar definição corporal.

Os Suplementos são produtos complementares na alimentação de um atleta que muitas vezes não consegue ingerir os nutrientes em quantidade satisfatória para seu organismo.

Seus resultados aparecerão a partir de uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares, elementos essenciais para atingir seus objetivos e, o mais importante, para manter sua saúde.

É importante saber que é recomendado passar com nutricionista ou endocrinologista antes de começar a academia e suplementar, estes profissionais são mais confiáveis que vendedores de lojas de suplementos e podem indicar os itens necessários para se chegar aos resultados desejados.

Procure também se informar com seu instrutor somente como deve executar seus treinos, os mesmo não tem qualificação adequada nem conhecimento suficiente para indicar suplementos.

A principal característica que diferencia tanto o preço como a procura de suplementos é a velocidade com que é digerido. Praticantes de musculação querem ver resultados rápidos por isso costumam suplementar com Whey Protein, Amino Ácidos, BCAA, ZMA, Albumina ou GH.

Itens que além de auxiliar no aumento do tecido muscular ainda melhoram o estado físico e melhoram o desempenho durante os treinos.

Whey Protein é o item mais consumido em questão de aumento de massa muscular, logo após vem os Hipercaloricos e a albumina.

Já os Aminoácidos melhoram a condição muscular e auxiliam na velocidade do anabolismo.

E por ultimo o ZMA e a GH são propulsores hormonais que facilitam o aumento muscular por estimular seu corpo de forma natural a produzir mais Testosterona e somatotrofina, os dois principais Hormônios ligados ao ganho de massa.