As ações termogênicas significam converter em energia as calorias decorrentes da gordura corporal e da parte alimentar.

A priori quando se sente a temperatura do organismo se alterar e ou decorrente do clima em sumo, força o atleta a transpiração, já caracteriza em si a ação de princípio ativo termogenia no aumento frequente da temperatura do corpo humano.

O metabolismo é a quantidade de energia (calorias) que o seu corpo queima para se manter em atividade.

A rapidez com que o seu corpo consegue queimar calorias é chamada de "sobretaxa metabólica".

A sobretaxa metabólica de cada um é determinada em grande parte por características genéticas que variam de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas tem um metabolismo lento, e com isso tem dificuldade de emagrecer e de se manterem magras.

Um metabolismo lento na verdade leva ao acúmulo de gordura. Outras tem um metabolismo médio e algumas poucas privilegiadas tem um metabolismo rápido. Mas em qualquer caso é possível acelerar o metabolismo.

Como atua os Termogenicos:

Os Termogênicos visam através da ação termogênica manter seu metabolismo acelerado para que você tenha uma maior queima calórica ao longo do dia durante a atividade física.

São recomendados para serem utilizados em conjunto com atividades Fisicas e uma boa alimentação.

Alguns produtos são mais completos contendo um conjunto de ingredientes termogênicos.

Outros são mais específicos, focados em ingredientes termogênicos mais conhecidos como o guaraná, cafeína ou até mesmo alguns chás emagrecedores como chá preto, chá verde, chá vermelho entre outros.

Dependendo do laboratório, pode ser que algum termogênico não possua um desses igredientes, entretanto para ter uma certa eficácia é necessário que contenha ao menos os sais minerais de cromo e colina em sua composição.

É altamente recomendado o uso combinado de aminoácidos (BCAA) juntamente com os termogênicos afim de melhorar a performance do atleta, ajudar no modelamento do corpo e evitar pele flácida.