O Coco (C. nucifera) pertence à família Arecaceae (Palmae) e à subfamília Cocoideae. O Óleo de Coco é normalmente extraído a frio, a fim de preservar seus nutrientes. Pode ser obtido a partir da prensagem da polpa do coco madura e ser dividido basicamente em dois tipos: puro (a partir do coco fresco), que ainda pode ser subdividido em virgem, extra-virgem ou orgânico, e refinado (a partir do coco seco).

Diferença entre óleo de coco líquido e líquido

A diferença é quase nenhuma. Ambos possuem a mesma composição, a única mudança é a forma como eles são embalados e distribuídos.

Cápsulas: não é utilizado na culinária é mais adequado à correria do dia a dia, pois é fácil de carregar e pode ser ingerido em qualquer lugar, uma cápsula pela manhã, funciona como um remédio intestinal contra vermes e garante a perda de calorias matinais.

Líquido: pode perfeitamente ser usado nessas ocasiões, é mais indicado para o uso em alimentos e é recomendado consumir apenas uma colherzinha pequena, ou uma cápsula pela manhã.

Benefícios

Melhora os níveis de colesterol:

As gorduras no óleo são boas e ajudam a aumentar o bom colesterol (HDL), além de reduzir o mal colesterol (LDL). A alimentação precisa ser balanceada para que os resultados sejam bons.

Emagrecimento:

Utilizando de uma dieta de baixos carboidratos e óleo de coco, pode se manter energizado na ausência de calorias de açucares e amidos, fazendo o seu corpo perder peso. O produto oferece saciedade, auxiliando diretamente no emagrecimento.

Hidrata a pele e cabelos:

Excelentes resultados para cabelo e pele. Evita o ressecamento da pele e até macia. Nos cabelos, é como um condicionador hidrata os fios e deixa mais bonito.

Melhora a imunidade:

Contém ácido graxos, que quando digeridos no estômago, é formado um monoglicerídeo chamado monolaurina, acabando bactérias, vírus e fungos.

Outros benefícios

  • Por diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), ajuda a proteger a saúde cardiovascular, pois realiza um tipo de limpeza da gordura que circula no sangue.
  • Ajuda no bom funcionamento da tireoide, evitando que o metabolismo se desequilibre.
  • Previne doenças nos ossos como a osteoporose, pois os mantêm fortes.
  • Diminui sintomas de ressaca, protegendo o fígado dos efeitos tóxicos do álcool através de ações antioxidantes.
  • Contém fitormônios, ajudando na prevenção de doenças neurodegenerativas e prevenir o câncer de mama.
  • Não possui radicais livres, logo, pode ser usado como um cosmético para a pele.
  • Para quem tem diabete, a gordura do coco é muito boa, dá uma sensação de saciedade, contribuindo assim na compulsão temporária por doces e carboidratos.
  • Pode ser usado no tratamento de herpes, pois tem um enorme poder antibactericida. Algumas pessoas chegam a utilizá-lo no tratamento de cicatrizes, picadas de insetos e feridas em geral.

Como tomar

É recomendada a ingestão de 2 a 4 cápsulas de 1g por dia, que devem ser tomadas antes das refeições principais. Mas antes de iniciar o tratamento com cápsulas é recomendado que consulte um médico ou nutricionista, para que possa ser definida a dose recomendada, porque não existem provas científicas suficientes da sua eficácia em relação a prevenção ou cura de doenças.

Efeitos Colaterais

Está contraindicado para pacientes com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, se estiver grávida, amamentando ou se pretender administrar o medicamento a crianças com menos de 3 anos de idade, deve conversar com o seu médico antes de dar inicio ao tratamento.