A retenção de líquidos é um dos problemas que mais afetam as pessoas, tanto homens quanto mulheres, vivem e sofrem deste mal, e se tornou uma das principais causadoras do aumento de peso.

Uma das zonas mais afetadas por este sofrimento são as pernas, tornozelos, abdômen, mãos, braços, entre outras fazendo com que estejam inflamadas e inchadas, devido à retenção de líquidos. 

Está não é geralmente um problema de saúde, se deve a sua maneira de se alimentar, também pode se dar pelo sedentarismo. Insuficiência cardíaca, menopausa, cirrose, gravidez, entre outras.

Os edemas ou retenção de líquidos têm que ser levar a sério, que se podem converter em um problema de saúde bastante sérios, que afetam muitíssimo a qualidade de vida de quem os sofre. 

Causas da retenção de líquidos 

O problema da retenção de líquidos se origina quando o nosso organismo detecta um nível muito baixo de líquidos, ou seja, porque não se ingeriu líquidos suficientes ou também ter abusado de maneira considerável o sódio.

Também os problemas de circulação, assim como o estresse e uma alimentação pouco adequada, são causadores da retenção de líquidos e ao ter esta retenção pode parecer que você engordou aproximadamente cinco quilos.

Comer muito açúcar, assim como o sal, é uma das principais causas mais conhecida da retenção de líquidos. Colocar também roupas muito justas também lhe afetará a circulação e, com isso, lhe criar edemas ou retenção de líquidos. 

Sintomas da retenção de líquidos 

O sintoma mais notório dos edemas são o inchaço e a inflamação de algumas regiões do corpo citadas antes, fazendo com que você seja “gordinho”. E a aparência não é agradável por ser muito notório que você está inchado e precisa emagrecer.

Remédios para a retenção de líquidos 

Um dos remédios infalíveis para combater a retenção de líquidos é a água, já que a falta da mesma é a causadora desta retenção, ao beber muita e suficiente água, seu corpo eliminará esses grandes líquidos desnecessários para o seu organismo, para evitar a retenção de líquidos você deve beber água e mais água. 

Deve-se evitar a todo custo as comidas excessivamente salgadas, para assim ter maior qualidade de vida. Os alimentos ricos em potássio lhe ajudarão a eliminar esses problemas, você deve consumir moderadamente alimentos como bananas e abacates.

Outros alimentos como verduras, sementes, nozes e folhas verdes que são ricos em altos conteúdos de magnésio, são excelentes para eliminar este mal. 

Você deve aumentar o consumo de fibras, como grãos, cereais, vegetais, frutas frescas e qualquer outro alimento que a contenha.

O gengibre lhe ajudará muitíssimo devido às suas propriedades diuréticas e eliminará a retenção de líquidos de forma natural.

Faça muito, mas muito exercício, isto lhe ajudará a eliminar líquidos de sal através do suor. Você deve incluir muitos diuréticos naturais, e assim eliminar este mal chamado retenção de líquido, assim como alimentos com alta fonte de vitamina B6.