Os suplementos alimentares são, na verdade, alimentos, vitaminas e minerais fabricados para suprirem as maiores necessidades dos atletas de todos os tipos de esportes, principalmente na musculação onde essa necessidade se amplia, por que para se formar fibras musculação é indicado maior consumo de proteínas (responsáveis na formação dos músculos).

A indicação deve ser feita através de um nutricionista ou cursado especializado nesta área, que realmente conheça todos os cálculos de desgaste, fadiga muscular e o aumento da massa magra. Basicamente deve-se observar o biótipo do atleta e seu objetivo, se ele é magro ou mais forte, para que então começar as indicações e dosagens de todos os suplementos alimentares.

Para atletas magros:

 Vários clientes procuram a proteína Whey Protein (soro do leite), porém para esse biótipo, o ideal a indicar é um hipercalórico (conhecido como massa), não que a Whey Protein não dê resultados, mas com o hipercalórico os resultados se ampliam. Se for para consumir a Whey Protein, pode ser a de tipo concentrada (a Isolada ou Hidrolisada são mais caras e não há essa necessidade).

Normalmente existe a necessidade de indicar o hipercalórico correto, porque existem grandes variações de tipos e quantidade de carboidratos nesses produtos, alguns com poucas e outros com muitas vitaminas na composição. Tudo isso deve ser avaliado nesta hora! Também não adianta indicar um hipercalórico de nível avançado para atletas iniciantes, porque seu organismo iria desperdiçar (o organismo eliminaria o excesso e o atleta engordaria de massa gorda), iria gastar dinheiro sem necessidades, onde poderiam ser indicados outros suplementos como BCAA, Glutamina ou Creatina.

Continuando com essa dieta, o aminoácido BCAA, pode ser indicado após o treino, ideal para manutenção muscular, combater o stress muscular e principalmente a fadiga que é justamente a degradação das fibras musculares invés do desejável aumento de massa magra.

A Creatina pode ser indicada em qualquer tipo de dieta sendo considerado mundialmente o melhor suplemento alimentar do mundo, onde estimula a força muscular e estimula o real aumento de massa magra.

Vitaminas e minerais são essenciais em qualquer caso também, por ajudar a normalizar a parte hormonal. Na vida corrida de hoje é muito difícil para as pessoas comerem totalmente correto, então a dica de um suplemento vitamínico diário é bem indicado.

Para atletas com maior percentual de gorduras:

Com biótipo mais forte (maior percentual de gorduras), a dieta seria diferente. Os treinos aeróbicos devem ser indicados pelo menos três vezes por semana, preferencialmente após os treinos de musculação ou em dias intercalados.

As doses corretas de proteínas são importantes, deve-se reduzir os carboidratos, então ideal é indicar a melhor Whey Protein do tipo Isolada ou Hidrolisada, garantindo a extração de carboidratos, gorduras e lactose desses produtos.

Lembrando que fisiculturistas profissionais não usam essa estratégia, eles consomem praticamente o ano todo muita proteína e carboidratos para melhor resultados nos ganhos de massa magra e apenas fazem dieta de definição muscular em tempo de competição.

O conceito dos aminoácidos BCAA continua como citados anteriormente, a Glutamina é bem vinda em todos os tipos de dieta por combater os radicais livres e formação das fibras musculares.

Outros Suplementos:

ZMA:

Para qualquer objetivo pode-se indicar o ZMA (minerais que ajudam a manter os níveis hormonais em alta) que ajudará no aumento de massa, definição muscular e até melhorar desempenho sexual.

Suplementos Packs:

Além de facilitarem a vida dos atletas, possui combinações perfeitas para o aumento de massa, combate aos radicais livres e também regulam a parte hormonal.

Suplementos Termogênicos:

São indicados para os atletas que desejam melhor desempenho e disposição nos seus treinos. Além desses benefícios aumentam o metabolismo ajudando na definição muscular e/ou emagrecimento.

L-Carnitina:

É um aminoácido indicado para direcionar a perca de gordura localizada como real fonte de energia nas atividades físicas. Este é um suplemento bem antigo e os atletas que consomem chegam aos objetivos desejados.

Aminoácidos Líquidos:

Esse suplemento em nosso conceito é um dos melhores no quesito custo x benefício. Nele se encontra quase todos os ingredientes citados anteriormente em um só produto, com colágeno de melhor qualidade, proteína whey protein, amino BCAA e aminograma completo.

Todos os suplementos antes de ser consumidos é necessário que consulte um nutricionista ou profissional na área, assim como suas restrições.