Suplementos vitamínicos para homens

Devemos ter uma alimentação completa com todos os tipos de nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Mas na vida corrida entre trabalho e família, esta ficando cada vez mais difícil manter essa dieta saudável consumindo todos esses ingredientes.

Assim existe a necessidade de tomar diariamente as vitaminas e minerais, ou até mesmo dependendo dos casos os sucos líquidos de proteínas, principalmente as pessoas que fazem atividades físicas e musculação. Para melhor entendimento do assunto, se na dieta diária já existe a necessidade de suplementação, então nos esportes essa demanda é ainda maior.

As vitaminas para homens normalmente tem em sua composição elevadas doses de zinco que ajuda a manter os níveis hormonais normais.

Tenha o foco que vitaminas e mineirais consumidos diariamente não substituem nenhuma alimentação natural. São suplementos diários!

Para se obter as vitaminas e minerais adequados para cada pessoa se deve saber gastos calóricos e esforços físicos, como por exemplo, qual quantidade correta para cada tipo de esporte.

Basicamente, as necessidades que pedem suplementação vitamínica são:

  • Hipertrofia muscular e recuperação pós-treino: cálcio, magnésio, cobre, fósforo, potássio, tiamina, vitamina D, vitamina C e zinco;
  • Energia e resistência: magnésio, ferro, niacina, ácido pantotênico, fósforo, potássio, sódio, tiamina, vitamina B12 e riboflavina;
  • Saúde e bem estar: ácido fólico, cálcio, riboflavina, vitamina E, zinco, vitamina A, vitamina B6, vitamina C, vitamina D, vitamina B12;
  • Saúde do sistema nervoso: Vitamina B6, ácido pantotênico;
  • Mulheres na gestação: ácido fólico;
  • Mulheres na pós-menopausa: vitamina D e cálcio.

Como escolher suplementos vitamínicos para mulheres

É muito importante saber que as necessidades de cada nutriente variam de acordo com idade, sexo, nível de atividade física e hábitos alimentares de uma pessoa. Por isso mesmo, homens e mulheres têm necessidades diferentes e devem ingerir suplementos específicos.

Os suplementos vitamínicos podem ser encontrados em tabletes, comprimidos ou líquidos. A escolha depende da preferência de cada um e recomendação médica. Hoje em dia, há suplementos específicos para mulheres, homens com mais de 50 anos, gestantes, lactantes, vegetarianos, mulheres na menopausa, entre tantos outros.

Nem todas as pessoas se beneficiam da ingestão de suplementos vitamínicos. Quem não pratica exercícios físicos e tem uma alimentação balanceada, por exemplo, não deve ingerir esses compostos sem recomendação médica, já que o excesso de alguns nutrientes pode causar diversos efeitos colaterais, incluindo problemas cardíacos.