Tomar Whey Protein antes ou depois do treino? Qual melhor forma de se tomar Whey Protein? 

O suplemento alimentar mais consumido entre os atletas, em várias modalidades de esportes, mas principalmente na musculação é o Whey Protein. Esse tipo de proteína pode ser consumido em dietas restritas, para emagrecimento ou até mesmo para os que querem aumentar o peso ou massa muscular.

Whey Protein é indicado tanto para dietas de ganhos musculares, quanto para quem quer emagrecer, sem perder massa magra.

Ao aliar o consumo consciente do Whey Protein com uma dieta bem elaborada e uma planilha bem montada de treinos, o suplemento só traz benefícios.

É possível até haver ganho de peso na balança. Porém, os números a mais serão decorrentes da aquisição de músculos, e não de gordura. E ganhar músculos é muito importante em dietas de emagrecimento, ao passo que são eles os grandes responsáveis por proporcionar capacidade metabólica de queimar calorias. Conclusão: se você mantiver uma rotina de dieta alimentar, praticar exercícios físicos regularmente e não consumir de modo equivocado o suplemento, ele vai ajudar a melhorar no ganho de massa magra.

As proteínas são a base para a manutenção e hipertrofia muscular, então para se atingir a quantidade necessária diária de proteínas, são indicadas doses de Whey Protein ou outras fontes proteicas. 

Existem alguns métodos de se consumir o Whey Protein, e cada um com seu propósito! 

Se for consumido antes dos treinos de musculação, principalmente em treinos de longa duração, poderá combater a fadiga muscular e até mesmo fornece energia para esta atividade. 

Outro grande benefício é que em sua composição natural, o Whey Protein tem BCAA e Glutamina, que são aminoácidos essenciais que também ajudam na formação das fibras musculares. 

Então, como tomar Whey Protein:  

Para Hipertrofia Muscular ou Aumentar Peso: Mas o ideal, com melhor aproveitamento da absorção desses nutrientes, é consumir o Whey Protein após os treinos, onde realmente o corpo necessita repor o que foi gasto nas atividades físicas e na hipertrofia muscular. Então seu consumo de imediato após os treinos de musculação é de grande aproveitamento! Tome cuidado com o tempo prolongado de seus treinos, isso muitas vezes te traz um resultado negativo do que positivo. Os melhores treinos são os curtos de alta intensidade (aumentando o peso). 

O ideal tomar ao acordar, onde ficamos de jejum várias horas e o organismo necessita desses nutrientes, evitando assim o catabolismo, que em resumo, é a perda da massa muscular. Já seguindo este conceito citado, indicamos então, o consumo do Whey Protein antes de dormir, tendo resultados de construção muscular durante o descanso e ajuda a garantir um fluxo constante de aminoácidos para o tecido muscular.  

Para Emagrecer: Que as proteínas ajudam a diminuir o apetite você já deve saber, mas estudos indicam que o whey pode ser ainda melhor que as outras fontes proteicas para prolongar a saciedade. Diversas pesquisas têm demonstrado que o whey protein favorece a diminuição das reservas de gordura corporal através de mecanismos associados ao metabolismo do cálcio, que tem efeito termogênico e acelera a queima de gorduras. 

O whey protein também é fonte de BCAAs, aminoácidos de cadeia ramificada que afetam os processos metabólicos da regulação energética e favorecem a redução da gordura corporal. 

Ao invés de consumir um sanduíche de pão integral no lanche da tarde, experimente por exemplo substituí-lo por um shake com banana, whey e água ou leite desnatado. Ou então substitua parte do café da manhã pelo shake de whey. 

Praticamente sem gordura e sem lactose, o whey isolado contém mais de 90% de proteína por grama de suplemento. Por esse motivo, é o whey mais recomendado para emagrecer, já que tem alta concentração de proteínas e virtualmente quase nada de gordura e carboidratos. 

Pode-se adicionar a Dextrose no momento do seu consumo, que por ser um carboidrato de alto índice glicêmico, ajudará no transporte dessas proteínas para as células e para as fibras musculares. 

No período noturno, para os atletas que desejam emagrecer, o ideal é trocar a janta por Whey Protein Isolado misturado à água. 

Aos atletas que desejam engordar pode-se adicionar o Whey Protein Concentrado ao leite. Lembrando a regra básica, Whey Protein Isolado e Hidrolisado são os melhores e mais caros, indicados para aumento da massa muscular e definição muscular. Já o Whey Protein Concentrado é inferior, mas excelente para pessoas magras que desejam aumentar o peso, massa magra ou engordar, além de ser bem mais barato seu custo. Temos algumas outras opções de proteínas, que são a albumina, muito vendida no Brasil pelo seu baixo custo e benefícios. 

São detalhes importantes, que na hora de comprar, você pode gastar até o dobro do valor, desnecessariamente. 

Antes dos treinos, sem dúvidas, tome a Creatina ou um Pré-Treino! Após, para melhor rendimento dos atletas, BCAA e Glutamina!  

Quantidade ideal diária de Proteínas? 

Em média, são recomendados 1,8 gramas de proteínas por quilo de peso corporal. O atleta deve passar com um Nutricionista para realizar o cálculo correto, sendo que a falta de proteínas proporciona fadiga muscular e o excesso pode causar o aumento do percentual de gordura corporal. Depende também de alguns detalhes, como se é homem ou mulher e/ou até pode variar conforme desgaste diário das pessoas.

Calcular a meta diária de proteínas até mesmo, daqueles dias que você não treina, deverá tomar seu Whey Protein. 

Sem proteínas, sem resultados! Ela é a base da construção muscular!

Curiosidade sobre Whey Protein: 

Enquanto o valor biológico do frango é 79, do peixe 83, da carne vermelha 80, dos ovos 88 a 100 e de laticínios como leite e queijo, em média, chegam a 80, o valor biológico do suplemento Whey Protein é 100.