É um complexo feito com os micronutrientes zinco, magnésio e vitamina B6.

O Zinco ativa as etapas do metabolismo, produzindo enzimas digestivas auxiliando na digestão das proteínas e ajuda neutralizando os radicais livres que se apresentam quando estamos estressados mental ou fisicamente durante o treino.

Como esse mineral é importante para o corpo, principalmente durante atividade física, ocorre à falta dele, quando feito treinamentos de alta intensidade e força.

O magnésio gera 100 reações nas células, sendo importante para controlar os impulsos, ativando o relaxamento muscular e prevendo até a cãibra. Atua também gerando energia até nos músculos.

Já a vitamina B6 atua na enzima do fígado, gerando energia, e regula o sono por razão dos hormônios que induzem ao sono, que é importante para a recuperação dos músculos e aumento das proteínas dos músculos.

Porque usar:

O ZMA comprovadamente aumenta os níveis de testosterona. E ao contrário do que muitos pensam, não criam metabólitos, sem causar efeitos negativos.

Benefícios:

Ajuda os músculos:

Tem uma combinação excelente de nutrientes, que auxilia os músculos. O zincoe magnésio ajudam a ter efeito anabólico, aumentando a massa muscular. A Vitamina B6 é anticatabólico, evitando perder os músculos.

Possui ação diurética:

Aumento da ingestão destes nutrientes ajuda principalmente na retenção de líquidos.

Auxilia no cérebro:

São antioxidantes importantes para o organismo, ajudando melhor concentração e reflexo. A Vitamina B6 ajuda a potencializar a performance para melhor desempenho do cérebro.

Beneficia a imunidade:

Atua nas funções catalíticas e regulam várias proteínas. Estimulando o sistema de imunidade e o sistema de defesa.

Ajuda no relaxamento dos músculos:

O ZMA, diante estudos, melhoram o bruxismo, tensão dos músculos, dores de cabeça e até melhora do intestino.

Melhora o sono:

Busca normalizar a aumentar as fases mais profundas do sono, aumentando até os hormônios do crescimento, ajudando na construção muscular. Ajudando até a revigorar depois de um dia corrido e com treino.

Reduz o catabolismo:

Auxilia a reduzir o cortisol, que dá efeitos catabólicos. Isso é muito importante para que não se perca massa magra.

Quem pode utilizar:

Todas as pessoas que treinam podem utilizar, mas o indicado é procurar um nutricionista ou médico para consultar se pode ou não fazer uso, e sua quantidade também.

Como tomar:

Devem ser tomado 30 minutos à uma hora antes de dormir. É recomendado nesse horário, pois melhora a qualidade de sono. É melhor que não seja ingerido com o estômago vazio para melhorar a absorção, ou com produtos com alto índice de cálcio.

Para homens:

Geralmente é recomendado 3 cápsulas, fornecendo 30mg de zinco, 450mg de magnésio e 10mg de Vitamina B6.

Para mulheres:

É recomendado 2 cápsulas.

Para ambos os sexos é aconselhado que se procure um nutricionista ou outro profissional da saúde.

Efeitos Colaterais:

Se ingerido na quantidade correta, não existem efeitos colaterais. Algumas pessoas que utilizam medicamentos pode haver alterações. É necessário consultar um médico.

Em doses muito altas, como o magnésio acima de 450mg pode levar a distúrbios do sono, e o excesso de zinco pode causar náusea, diarréia e cãibras.

Doses altas de Vitamina B6 acima de 100mg causam conseqüências neurológicas.

Já o zinco, quando acima de 60mg pode levar a ter carência de cobre.

Combinações:

Pode ser consumido com outros suplementos, como carboidratos (dextrose, waxy waize, malto, entre outros), proteínas (whey protein, albumina, caseína etc), aminoácidos (BCAA, glutamina, creatina, etc), e também os termogênicos. Consultando sempre um médico, nutricionista ou outro profissional da saúde.