Beta Alanina - Suplemento Alimentar

Para que serve Beta Alanina:

Pesquisas mostram que a Beta Alanina é diretamente responsável pelo aumento de massa muscular, força e explosão nos exercícios, porém por ser um beta-aminoácido pode trazer alguns efeitos colaterais. Escolha o seu produto e leia a indicação de uso. 

O que é Beta Alanina?

Trata-se de um aminoácido não proteogênico, produzido pelo organismo e que também pode ser consumido por meio de alimentos ou suplementos.

A beta alanina, juntamente com outro aminoácido chamado L-histidina, participa da síntese de carnosina, substância presente no músculo que tem relação com a fadiga muscular.

A carnosina funciona como um tamponante, inibindo os efeitos causados pela acidez nos músculos gerada durante o exercício físico, que é a responsável pela fadiga muscular. Porém é comprovado que a suplementação de carnosina isolada não é eficiente, sendo necessária a presença da beta alanina.

Indicação Suplementos de Beta Alanina?

A Beta alanina é um dos poucos suplementos que possui comprovações de sua eficácia. Ela age dentro da célula, retardando o aparecimento da fadiga muscular e contribuindo para melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos, aumentar a massa muscular, retardar a exaustão, reduzir o tempo de recuperação entre os exercícios e diminuir a fadiga após o treino.

No entanto, é indicada para exercícios de alta intensidade, com duração entre 60 e 240 segundos e não mostra resultados significativos em atividades com tempo inferior. Os esportes de alta intensidade incluem futebol, musculação com exercícios combinados, ciclismo, natação, corrida, remo, esqui, entre outros.

Os benefícios da beta alanina podem ser aproveitados tanto por pessoas que já são treinadas, quanto para as que não treinam e desejam iniciar a prática de exercícios físicos.

Como tomar Beta Alanina?

A recomendação de dosagem da beta alanina pode variar de acordo com as necessidades individuais, mas no geral as doses são fracionadas para que haja redução dos efeitos colaterais.

Porém ela apresenta um efeito crônico e deve ser administrada de 2 a 4 semanas para que sua eficácia seja percebida. Também não deve ser feita por períodos prolongados para não ocorrer diminuição em sua ação.

Há opções de beta-alanina para comprar em pó ou cápsulas, mas o ideal é consultar um médico ou nutricionista para que a recomendação seja feita de acordo com as necessidades.

Efeitos colaterais Beta Alanina

O principal efeito colateral da beta alanina é a sensação de formigamento. Pode ainda ocorrer coceira, vermelhidão e ardência na pele. Estes efeitos podem afetar a coordenação, o equilíbrio, a orientação em relação ao espaço, a força e resistência.

O consumo deve ser feito com cuidado por quem faz uso de medicamentos e/ou possui algum tipo de doença específica. Consulte um médico ou nutricionista antes de utilizar.