Creatina - Suplemento Alimentar

Creatina: Para que serve?

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Sua função é regenerar o ATP no citoplasma celular. O ATP é a principal fonte de energia do organismo e por isso sua presença é essencial para o desempenho físico. O uso comum da Creatina é no pré treino, escolha seu produto e saiba mais na descrição.

São suplementos alimentares extraídas das carnes bovinas em maiores quantidades. Suplementos em Pó normalmente contêm dosadores dentro das embalagens.

Como tomar Suplementos de Creatina?

Consumir 3 g de Creatina 30 min antes dos treinos ou pode ser consumida por saturação, que seria 3 g cinco vezes ao dia durante cinco dias e do sexto dia em diante 3 g antes dos treinos.

São suplementos alimentares indicados para o aumento das fibras musculares e Explosão muscular.

Pode ser consumida em qualquer tipo de esporte, principalmente na musculação.

O que é Creatina?

Creatina são aminoácidos extraídos da carne bovina, porém em quantidades maiores e filtradas, isto é, sem a gordura e carboidratos providos das carnes. Se o atleta tivesse que consumir essa mesma quantidade diretamente da carne, iria consequentemente iria engordar.

A creatina é considerada por estudos, o melhor suplemento alimentar para aumentar a força e a hipertrofia muscular.

Por que tomar Creatina?

Creatina é considerado por vários estudos o melhor suplemento para atletas de todos os tempos.

Ela fornece força e explosão muscular, aumenta a performance e condicionamento do atleta. Na musculação estimula e constrói as fibras musculares, isto é, a desejada hipertrofia muscular.

A creatina pode ser consumida em qualquer tipo de atividade física, como atletismo, futebol, natação, enfim, para aumentar a performance dos atletas. 

CREATINA: Ação no ganho muscular

A creatina forma novas fibras musculares, e junto as proteínas, os atletas e musculação conseguem aumentar sua musculatura.

Benefícios da Creatina

Os benefícios da Creatina são inúmeros, desde a melhora da performance, como até aumentar a explosão muscular ajudando na formação das fibras musculares.

Bom para quais objetivos?

Quando falamos de Creatina, as suas principais funções são: o aumento da força muscular e da massa muscular.
Isto ocorre pois a Creatina participa do processo de resíntese do ATP de forma melhorada, ou seja, ela disponibiliza energia de forma mais rápida para que os músculos possam utilizá-las.
Nos exercícios de curta duração e com alta intensidade, é essencial que ocorra alguma disponibilização de energia de forma mais rápida, para que se tenha energia suficiente para realizar a contração muscular. Sendo assim, ela pode colaborar para a melhora do seu desempenho em diversos exercícios, como por exemplo, a musculação, vôlei entre outras atividades físicas.
A Creatina gera também, uma retenção de líquido intramuscular, que influência na proliferação dos genes que criam um maior ambiente anabólico, melhorando o processo de hipertrofia muscular.
Ainda é responsável por diminuir as concentrações de íons H+ no sangue, ajudando a evitar a fadiga precoce durante os exercícios físicos.

Opinião do Nutricionista sobre Creatina

Creatina é o suplemento mais indicado no mundo para os atletas, principalmente os de musculação. São estudos científicos que provam que a creatina deve ser consumida para estimular força e explosão muscular.

Dicas de como tomar creatina? 

A Creatina pode ser consumida de duas formas:

1°) Modo Saturação: Neste modo o atleta consumirá 5 g de creatina, cinco vezes ao dia, por cinco dias. Após isso, sendo, do sexto dia até completar 3 meses, deverá consumir 5 g apenas uma vez ao dia, sendo 1 hora antes do treino.

Completando os 3 meses, para-se por 2 semanas e retorna ao ciclo da saturação;

2°) Modo convencional: Neste método, mais simples, apenas tomar 3 g meia hora antes dos treinos. Completando 3 meses, para-se por 2 semanas para poder retornar o consumo.

Porém o ideal, de forma geral, ser consumida antes dos treinos, e, quando se trata em aumento de massa muscular, após deve-se consumir uma proteína de rápida absorção, como por exemplo, a Whey Protein. BCAA e Glutaminas, são derivados das proteínas, e como anticatabólico também deve ser consumido após os treinos de musculação.

Creatina engorda?

A Creatina não engorda. A primeira impressão de ganhar peso, é pelo fato deste produto reter líquidos nas células musculares, porém após um período, essas células são drenadas, tornando o atleta até com melhor aparência em definição muscular.

Creatina é utilizada para aumentar força, resistência e fibras musculares.

Quanto tomar de Creatina?

O consumo da creatina é quando os atletas precisam aumentar força, performance e atingir níveis superiores de fibras musculares.

Precauções ao consumir Creatina

Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestas pessoas. A creatina também não é orientada para consumo a crianças e adolescentes.

Os diabéticos precisam ficar atentos com o consumo de creatina, isto porque alguns estudos apontam que este grupo tem maior risco de problemas renais e a creatina poderia sobrecarregar este órgão. Assim, pessoas com problemas renais também precisam tomar cuidado ao ingerir suplementos desta substância.

A creatina deve ser consumida na dose indicada pelos fornecedores, sempre no máximo 5 g diárias. Com as novas normas as regras da Anvisa essa dose passou para 3g.

Não existe casos de efeitos colaterais com o uso das creatinas, podem sobrecarregar o organismo se for consumida além dessas doses permitidas. 

Como acelerar os efeitos da Creatina?

Você poderá aumentar a velocidade de absorção das creatinas, tomando com a maltodextrina. Sim, esse tipo de carboidrato, induz a melhor absorção da creatina pelo organismo.

Conheceça também nossos Suplementos de Albumina.

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